O iPhone 15 chegará nas próximas semanas, e tudo dá a entender que a Apple mudará as entradas dos aparelhos da linha para o USB-C. A atual entrada de seus aparelhos é a exclusiva Lightning da marca, que estreou no iPhone 5, em 2012.
A USB é uma tecnologia de conexão padrão, utilizada pelas fabricantes na maioria dos smartphones, notebooks, PCs, Smart TVs e até mesmo em alguns dispositivos da Apple, como os iPads e Macs. Com isso, após adesão dessa entrada, os iPhones serão compatíveis com acessórios via cabo de outras marcas, como fones de ouvido e carregadores.
Essa mudança não aconteceu por espontânea vontade, a Apple sofreu pressão de usuários e principalmente da União Europeia (UE). O bloco econômico que engloba atualmente 27 países criou uma lei que obriga as empresas utilizarem a entrada USB-C e sem limitações quanto o fabricante até 2024 em seus smartphones, em caso contrário, não poderão vende-los nesses países. A Apple certamente irá cumprir esse requisito, pois a UE representa importantes mercados para a empresa, como França, Portugal, Itália, Alemanha, Dinamarca Áustria e Grécia.
O motivo usado para a criação dessa lei, é que ter aparelhos com entradas diferentes atrapalha os usuários, pois assim é necessário ter vários carregadores e cabos, além de que aumenta a quantidade de lixo eletrônico.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: