A partir do Galaxy S20, a Samsung implementou a função “Space Zoom” a seus topo de linha, que é muito usada para tirar lindas fotos da Lua. Desde seu lançamento, esse recurso recebe algumas críticas e perguntas, pois os detalhes e da Lua são muito melhorados quando registrados dessa forma.
Para aumentar os argumentos de que a Samsung utiliza de manipulação no registro da Lua, o usuário do Instagram @ibreakphotos fez um simples e eficaz teste para demonstrar a possível manipulação excessiva nas imagens. No teste, ele utilizou uma uma foto da Lua com de baixa resolução e muito desfocada. Essa foto foi exibida em um monitor comum e em seguida foi fotografada com um Galaxy S23 Ultra.
A foto de baixa resolução e com muito desfoque da Lua utilizada no teste é a seguinte:
Aqui está o processo de zoom no monitor e momento em que a foto foi tirada com o S23 Ultra:
Resultado:
Na imagem original, como podemos ver, não é possível notar muitos detalhes da Lua, onde ela aparece bem desfocada. Já na foto tirada pelo S23 Ultra da tela do monitor exibindo a Lua, foram adicionados muitos detalhes e texturas avançadas que não existiam na imagem desfocada. Como a imagem original é muito desfocada e sem detalhes, o que dá a entender é que o sistema fotográfico do S23 Ultra conseguiu identificar que a imagem em questão se tratava da Lua, e com isso adicionou texturas pré-armazenadas na imagem, tornando-a falsa.
Como essa não é uma nova polêmica sobre o incrível Space Zoom da Samsung, já existem outras alegações de que o recurso utiliza de manipulação no registro das imagens. Em 2021, foi publicado um artigo no Inverse sobre a possibilidade das fotos super detalhadas da Lua utilizando o Galaxy S21 serem falsas.
Na época, a Samsung respondeu que “nenhuma sobreposição de imagem ou efeitos de textura são aplicados ao tirar uma foto”, mas que inteligência artificial é usada pra detectar a Lua e “então oferece uma função de aprimoramento de detalhes, reduzindo desfoques e ruídos”.
A IA realmente é amplamente utilizada em melhorias de imagens, e isso só tende a crescer, porém é difícil de acreditar que ela seja capaz de melhorar de forma “natural” a imagem usada no teste acima a tal ponto de apresentar o resultado tão perfeito. É mais cabível de que essa IA utilizada no sistema fotográfico da Samsung seja capaz de identificar a Lua, e ao invés de usar de ajustes de lentes e iluminação, apenas sobrepor o objeto real captado pela câmera por texturas pré-existentes com ajuda computacional.
Com base nas respostas do fórum em que o teste foi divulgado, percebi que muitos usuários desejam que a Samsung esclareça de forma aberta se seu incrível zoom é ótico ou feito com poder computacional e IA.
A Samsung tem utilizado esse grande poder de zoom e de imagens detalhadas da Lua em suas propagandas. Abaixo está uma divulgação do Galaxy S23 Ultra, onde a atriz dá um grande zoom na Lua.
Isso parece incrível (e realmente é), porém como tudo é mostrado de forma rasa, muitas pessoas sem conhecimentos técnicos em fotografia passam a ter certeza de que um aparelho “pequeno” como o S23 Ultra é capaz de possuir recursos físicos para tal proeza, sem que IA e sobreposição de texturas pré-armazenadas sejam utilizadas.
É impossível que a empresa tenha alcançado um zoom tão impressionante assim e com essa riqueza de detalhes apenas com ajustes de lentes e sensores? Impossível eu não diria, improvável sim. Caso hajam manifestações da Samsung sobre o assunto, publicarei.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: