A Agence Nationale des Fréquences (ANFR), responsável pela gestão radioelétrica na França, determinou dia 12 de setembro a suspensão da venda do iPhone 12, lançado em 2020. O órgão alega que o aparelho transmite alto nível de radiação eletromagnética. A correção, porém, deve ser simples, via atualização de software.
No dia 13 de setembro, a Apple alegou que o iPhone 12 foi certificado por vários órgãos internacionais que constataram que o aparelho tem níveis de radiação seguros. A empresa também enviou resultados laboratoriais da empresa e de terceiros para demonstrar que o aparelho é seguro para a ANFR.
Os testes realizados pela ANFR que simulam o aparelho na mão ou guardado no bolso, constaram que o dispositivo tem taxa de 5,74 watts por quilograma. O padrão para o Specific Absortion Rates (SAR), conhecido no Brasil como Teste de absorção de energia, na União Europeia (UE) é de 4,40 watts por quilograma.
Na sexta-feira (15), a Apple informou que irá atualizar o software do aparelho na França para que ele fique em conformidade com os níveis aceitáveis de radiação.
“Vamos enviar uma atualização para os usuários na França para acomodar o protocolo usado pelos reguladores. Estamos ansiosos para que o iPhone 12 continue disponível na França”, em comunicado enviado à Reuters.
Mesmo que o caso seja resolvido junto ao órgão francês, outros países disseram que irão realizar testes no aparelho para confirmar sua segurança, entre eles muitos da Europa, como a Holanda e Bélgica; já a Alemanha pretende reunir seus representantes com os da França para que busquem uma solução para toda a UE.
O Brasil também se manifestou sobre o caso, onde a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou na quinta-feira (14) que irá investigar a denúncia feita pela ANFR. “A área responsável está se reunindo com os organismos de certificação e laboratórios e organizando uma supervisão de mercado”, publicou a Anatel.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: