A Apple é conhecida por ter um sistema sólido, que é o iOS, além de ser um considerado um SO fechado quanto a apps de terceiros. Essa realidade, pelo menos da segunda afirmação, está prestes a mudar.
Atualmente é muito difícil um usuário de iPhone conseguir instalar algum aplicativo de forma independente em seu seu aparelho, tendo que recorrer quase sempre à App Store.
Mudanças próximas irão possibilitar fazer download de aplicativos de terceiros sem passar pela loja da Apple, que nesses casos, não precisarão pagar 30% de comissão para a fabricante.
Na verdade a Apple não concorda com essa mudança, porém ela terá que acontecer junto da padronização da entrada USB-C, pois ambas constam nas propostas da União Europeia para que os iPhones continuem a ser comercializados nos países do grupo.
Essas exigências da União Europeia visam equiparar as oportunidades de desenvolvedores externos com os que possuem acordo com a fabricante, trazendo vantagem para eles e para os usuários, que terão mais opções.
Essas mudanças drásticas irão ocorrer inicialmente na Europa, mas certamente irão afetar o comércio de iPhones mundialmente no futuro. A lei que consta as exigências que a Apple terá que cumprir para continuar a vender seus aparelhos na maior parte da Europa tem nome de “Lei dos Mercados Digitais” e tem previsão para entrar em vigor no primeiro semestre de 2023.
Já quanto o prazo para obrigatoriedade no cumprimento das exigências, é até 2024. Essa lei basicamente obrigada as fabricantes possibilitarem a instalação de aplicativos de terceiros e liberar acesso a desenvolvedores externos ao sistema operacional.
A Apple não está contente com essas exigências e afirma que a dificuldade na instalação dos apps de terceiros no iOS é devido normas de proteção da empresa, com papel de evitar a instalação de aplicativos inseguros aos usuários.
Detalhes do Apple iOS com características do Android
A previsão para as mudanças no sistema da Apple é a partir do iOS 17, porém não é certo se já irão iniciar assim que a versão seja lançada ou em atualização posterior. Quanto a liberação externa do sistema em seus aparelhos, a Apple deseja adicionar requisitos de segurança. Ela afirma ser uma forma de evitar a instalação de aplicativos maliciosos.
Essa adição de segurança certamente será avaliada com cautela pela União Europeia, para analisar se é para a segurança dos usuários ou apenas para garantir receita. Não podemos esquecer que entre 15% e 30% de toda a receita movimentada na App Store fica para a Apple atualmente.
Além dessas mudanças importantes que a Apple terá que cumprir, a empresa certamente irá aumentar a adesão do NFC, que afetam diretamente aplicativos de terceiros. Atualmente, o NFC é utilizado apenas pelo app Wallet no iPhone.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: