Muitos usuários relatam nas redes sociais o superaquecimento de aparelhos recém-lançados da linha iPhone, principalmente do 15 Pro e 15 Pro Max.
Devido a repercussão do assunto, a Apple assumiu que esse fato tem acontecido, mas discorda que o motivo seja o design dos aparelhos, como alguns especialistas apontaram. O analista de tendências tecnológicas Ming-Chi Kuo, disse em seu blog do Medium que analisou os aparelhos da série iPhone 15 Pro e constatou que o problema de superaquecimento não é causado pelo sistema operacional ou processador muito potente, mas sim pela estrutura + sistema de resfriamento simples para tornar o aparelho mais compacto.
Especialista sinaliza solução para o aquecimento do iPhone 15 série Pro
“Minha pesquisa indica que os problemas de superaquecimento da série iPhone 15 Pro não estão relacionados ao nó avançado de 3 nm da TSMC. A causa principal é mais provavelmente os compromissos feitos no projeto do sistema térmico para atingir um peso mais leve, como a área de dissipação de calor reduzida e o uso de uma estrutura de titânio, que impacta negativamente a eficiência térmica.”, disse Kuo.
Além da análise, Kuo acredita que a Apple precisa diminuir a potência dos aparelhos via atualização do iOS para acabar o aquecimento exacerbado.
“Espera-se que a Apple resolva isso por meio de atualizações de software, mas as melhorias podem ser limitadas, a menos que a Apple reduza o desempenho do processador. Se a Apple não resolver esse problema de maneira adequada, isso poderá impactar negativamente as remessas ao longo do ciclo de vida do produto da série iPhone 15 Pro.”, completa o analista.
O que a Apple diz sobre o aquecimento além do normal na linha iPhone 15
A Apple discorda de que o problema seja causado pelo design do aparelho, segundo o Bloomberg. Um porta-voz teria dito que o aquecimento acima do normal da linha é causado principalmente por apps mal otimizados, como o do Instagram, Uber e do jogo Asphalt 9. O porta-voz afirmou que o uso convencional do aparelho não traz riscos para a segurança, e que o uso de carregadores USB-C com potência acima de 20W ou o processo em segundo plano que ocorre após a restauração dos aparelhos, pode torná-los mais quente que o de costume.
Com informações da Forbes, a Apple disse que a correção desse problema acontecerá com o iOS 17.1 e que a atualização não irá diminuir o desempenho dos integrantes da linha iPhone 15. A série iPhone 15 Pro teve boas mudanças em comparação aos antecessores, principalmente em relação à potência do chipset A17 Pro, feito com processo 3nm TSMC e a construção de titânio da estrutura. Além disso, a capacidade da nova GPU deles é capaz de rodar jogos pesados com qualidade similar aos consoles.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: