A linha Apple iPhone 15 marca a estreia da entrada USB Tipo-C nos smartphones da marca, em substituição da entra Lightning. Essa mudança aconteceu por conta de pressão, principalmente da União Europeia (UE). O grupo econômico aprovou no final de 2022 uma lei que proíbe empresas que utilizem smartphones com entradas diferentes da USB-C de venderem os aparelhos em seus países a partir de 2024.
Essa atitude ocorreu, segundo a UE, para beneficiar a concorrência justa, pois as demais marcas e fabricantes utilizam o padrão de carregadores com entrada USB-C.
Como iPhone 15 pro Max derreteu cabo de carregamento USB-C
Os aparelhos que compõem a linha iPhone 15 foram lançados em setembro de 2023, e mesmo que utilizem a entrada padrão de carregamento, é necessário atenção na hora de utilizar um cabo, como vemos em caso relatado no Reddit. O usuário NoisilyMarvellous postou uma imagem na rede social junto do relato onde explica que seu iPhone 15 Pro Max esquentou tanto o cabo de carregamento que quando o usuário o manuseou, ele derreteu; soltou o plug na entrada do aparelho, danificando-a, e ainda queimou seu dedo.
“Eu sabia que o iPhone 15 Pro Max esquentava, mas depois de um mês de uso, o meu esquentou tanto durante o carregamento durante a noite que literalmente deixou uma queimadura no meu dedo.
Quando tirei o carregador, ele derreteu parte do plástico, deixou marcas de queimadura no corpo e prendeu a parte metálica da porta USB-C no telefone.
Como posso remover isso? Além disso, isso é um problema do telefone, do cabo de carregamento ou do plugue? Ativei o carregamento otimizado.
Não tenho AppleCare. Isso é algo que a Apple vai consertar?”, disse NoisilyMarvellous na publicação.
Em resposta a um comentário, ele informou que conseguiu remover o plug com uma pinça, porém disse também que a entrada está escurecida e não carrega o aparelho mais. Assim, resta o carregamento sem fio até que o aparelho seja consertado.
Além disso, como podemos ver, o usuário não citou qual cabo ele utilizou para recarregar a bateria do dispositivo. Porém, ele foi questionado nos comentários sobre qual cabo ele utilizou para o carregamento, onde respondeu em um deles que utilizou um cabo USB-C genérico. Após isso, apareceu uma enxurrada de usuários dizendo que esse é o motivo de seu acidente.
Cuidado ao utilizar cabos de carregamento que não sejam originais
Utilizar cabos genéricos pode ser um problema porque eles podem não respeitar o limite de energia que suportam. Como explicado em outro comentário da publicação de NoisilyMarvellous sobre seu problema, muitos cabos de marcas desconhecidas podem não limitar a transferência de energia quando atingem seu limite.
O iPhone 15 Pro Max suporta carregador de até 30W, que é vendido pela empresa, porém a maioria dos cabos genéricos não suportam essa capacidade, ficando geralmente entre 10W e 15W. Caso o cabo não limite a transferência extra de energia, ele certamente irá superaquecer, podendo derreter, como no relato dessa notícia, ou até mesmo causar um incêndio.
Por isso, é indicado utilizar os cabos originais da fabricante ou caso não seja possível, no máximo de empresas de renome e com boa reputação. No caso de utilizar um cabo fabricado por uma empresa conhecida e bem avaliada, mas que não seja a fabricante do celular, verifique a capacidade máxima que ele suporta e compare com o carregador. Isso porque não é aconselhável utilizá-lo caso sua capacidade seja menor que a do carregador.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: