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Ligações rápidas automáticas são reduzidas em 41%, diz Anatel

As ligações rápidas automáticas, com duração de até 3 segundos e geralmente feitas por setores de telemarketing, foram reduzidas em 41%. Essa informação foi passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na terça-feira (22 de agosto).

Logo Agência Nacional de Telecomunicações Anatel
Imagem: Anatel

A diminuição dessas ligações é um reflexo de medidas tomadas pela agência desde 2019 por conta do enorme volume delas e o incômodo causado, que gera reclamações recorrentes em órgãos que defendem o direito do consumidor e plataformas com papel similar. Elas costumam ser feitas com código 0303 e assim que o usuário as atende são desligadas ou uma pequena frase é dita por gravação, como “Alô, está me ouvindo?”.

Para avaliar a queda no número de chamadas rápidas feitas por robôs, a Anatel considerou o período entre junho de 2022 e julho de 2023, onde mais de 88 bilhões de ligações rápidas foram impedidas. Ano passado foi publicada uma medida cautelar que classificou ligações feitas por robôs e com duração de até 3 segundos como utilizadoras indevidas da rede.

Algumas empresas costumavam realizar até mais de 100 mil ligações desse tipo por dia e a maioria com código 0303. Segundo a Anatel, desde 2022, 26 operadoras de telecomunicações foram proibidas de realizarem mais do que 100 mil chamadas rápidas com duração de até 3 segundos por dia. Caso elas não cumpram esse cumprissem essa diligência, podem ser bloqueadas pela agência.

Usuários poderão identificar e reportar empresas

Em 2024 será lançado um serviço para identificar e autenticar ligações recebidas por celular. Com isso, o usuário terá acesso ao nome da empresa que liga, ver sua logomarca e saber de antemão qual o assunto da chamada. Com isso, caso uma pessoa incomodada pensar ser necessário, poderá tomar medidas contra a empresa.

Desde 2022 está no ar a página Qual empresa me ligou, lançado pela Anatel e que disponibiliza uma consulta de chamadas feitas por empresas. As reclamações quanto chamadas vinculadas a CNPJ podem ser feitas pelo app ou site da Anatel.

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