O processador MediaTek Dimensity 9300 foi apresentado nesta segunda-feira (06/11) para competir com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, que equipa a linha recém lançada Xiaomi 14.
O Dimensity 9300 usa processo de 4nm+, sendo uma boa evolução quanto ao antecessor Dimensity 9200, que usa processo de 4nm. A MediaTek anunciou que o novo processador tem altíssimo desempenho, e suas especificações parecem confirmar isto. Ele vem com 4 núcleos Arm Cortex-X4, contra 1 do Snapdragon 8 Gen 3. Além disso, ele tem quatro núcleos Cortex-A720 para desempenho.
Assim, no total são 8 núcleos para desempenho no novo modelo, mesmo número do Dimensity 9200, porém este último foi lançado com um núcleo Cortex-X3. O Dimensity 9300 não tem CPU com núcleos de eficiência energética, o que não significa que ele consumirá muita carga da bateria. Isso porque o Cortex-A720 trabalha bem até no estado de baixo consumo, não sendo preciso ser levado ao máximo constantemente.
O vice-presidente da MediaTek, Finbar Moynihan disse que por conta do Dimensity 9300 usar núcleos mais poderosos, ele é capaz de realizar o processamento rapidamente e logo entrar em modo de baixo consumo.
O MediaTek Dimensity 9300 é otimizado com IA generativa
O Dimensity 9300 usa APU 790 aprimorada para trabalhos com IA generativa. Com isso é prometido 45% de redução do consumo de energia. Além disso, a empresa afirma que a nova geração tem desempenho oito vezes superior que o a do chip anterior.
GPU aprimorada para desempenho e consumo de energia
O Dimensity 9300 vem com a mais recente GPU ARM Immortals G720, que apresenta 12 núcleos, 1 a mais que a do antecessor. A MediaTek diz que a nova GPU garante desempenho geral 23% maior para o Dimensity 9300 em relação ao 9200. Ela também melhora o desempenho de ray tracing em 46% e tem 40% menos consumo de energia.
A GPU ARM Immortals G720 tem suporte para 2x MASSA, efeitos de iluminação global e economia de largura de banda de memória de 40% para jogos com muita geometria.
Mais recursos do Dimensity 9300
Entre outros fatores importantes do novo chipset estão o suporte para Google Ultra HDR; painéis WQHD de 180 Hz ou 4K de 120 Hz; 5G com downlink de até 7 Gbps e Wi-Fi 7.
Disponibilidade
A MediaTek ainda não disse quais aparelhos serão lançados com o novo processador, mas ele chegará ainda em 2023. O foco inicial da empresa são a Ásia e Europa.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: