A Xiaomi lançou a MIUI 14 e a o sistema ficou bem mais suave. Além disso ele novo visual com possibilidade de ícones e pastas maiores.
O MIUI é um sistema que passa por muitas atualizações pela Xiaomi, geralmente conforme as solicitações dos usuários. Desde a MIUI 12 a Xiaomi prioriza bastante a otimização, com isso o sistema tende a ser fluído mesmo nos aparelhos de entrada da marca.
Melhorias no MIUI 14
Na versão 14 foi implementado função de aprendizado de hábitos do usuário, onde as recomendações de aplicativos é conforme as atividades mais usadas.
Entre os aplicativos nativos que tiveram uma melhora visual está o relógio, gravador de voz, calculadora e bússola. Por falar em aplicativos nativos, alguns deles foram removidos na MIUI 14. Isso aconteceu porque alguns usuários reclamavam que o celular ficava muito carregado com apps que praticamente não tinham utilidade. Além disso, aplicativos como a galeria nativa podem ser desinstalados.
Os Super Ícones compõe novos ícones que podem ser usados nos aplicativos escolhidos. Eles são maiores e tem um apelo visual maior na tela inicial dos celulares.
Pets & Plantas é um recurso onde o usuário pode adicionar, como o nome diz, pets e plantas na tela inicial do aparelho. Eles aparentemente não realizam muitas funções além de enfeitar a tela. Futuramente certamente serão adicionadas algumas funcionalidades a eles, caso continuem no sistema.
Esse novo sistema foi feito baseado no Android 12 e Android 13, com mais adesão ao 13 por conta da boa otimização e fluidez. Isso é importante porque alguns usuários reclamaram da MIUI 12.5, que foi baseada no Android 10 e Android 11 e ainda é bem popular.
As reclamações se concentraram principalmente nos usuários de celulares de entrada ou intermediários mais antigos. Certamente os problemas foram mais vistos nesses grupos por conta dos aparelhos com hardware mais antigo ou menos potente. Confira a lista de aparelhos que irão receber a MIUI 14 aqui.
Segundo a Xiaomi, os problemas que ainda possam existir quanto a otimização de sistema serão solucionados com a atualização do sistema.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal:
Existe uma lista da Xiaomi de quais aparelhos vão receber essa atualização?
Tenho um Xiaomi e no geral estou satisfeito, e olha que foi meu primeiro androide depois de anos com iPhone, mas confesso que tem algo que me incomoda muito são as atualizações do sistema feito pela Xiaomi. Comprei o modelo MI 9T, na época um entre os TOPs, é só recebi a atualização da MIUI 11 para 12.1.1 nem na 12.5 cheguei. Estou com ele tem 3 anos, penso em trocar em breve mas essa insegurança de que modelo vai ou não ter evolução do sistema me incomoda. Abraços
Confira a lista de aparelhos que irão receber a MIUI 14 aqui. As atualizações da Xiaomi são concentradas em aparelhos com até 2 anos de lançamento, podendo chegar aos 3 anos em alguns casos e menos tempo em aparelhos que se adaptaram muito bem com alguma versão. Esse pode ser um empecilho, porém, segundo a marca, essa atitude visa manter uma versão estável para aparelhos com mais tempo de lançamento. Sobre o Mi 9T, realmente é um excelente celular até hoje. Ele tem melhor custo-benefício que alguns intermediários avançados mesmo que mais recentes.
Obrigado por seu comentário e espero ter ajudado.