Grande parte dos smartphones utilizados no Brasil ainda precisam de cartões (chips) físicos para que os serviços das operadoras de telefonia possam ser usados. Com isso é possível realizar e receber ligações, navegar na internet móvel e também enviar e receber SMS.
Como alternativa dos cartões físicos, fabricantes disponibilizaram há algum tempo aparelhos com eSIMs, que são peças acopladas diretamente na placa do aparelho e com isso é possível alternar operadoras e números de telefone sem a necessidade de adicionar ou trocar chips físicos.
Mesmo que ainda os eSIMs não estejam tão popularizados em nosso país, a Qualcomm já anunciou a evolução dele, trata-se do iSIM, que é mais rápido e barato. Os eSIMs são peças instaladas em placas de silício, já os iSIMs são instalados diretamente no processador. Essa nova alternativa é mais barata de ser produzida e possibilita a rápida alteração entre operadoras e perfis de telefonia, segundo a Qualcomm em um comunicado.
Além das vantagens já citadas, os iSIMs utilizam menos energia do que os eSIMs, o que vem a ser vantajoso pelo fato de utilizarmos os smartphones com muita frequência na atualidade. O primeiro chipset que terá o iSIM é o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Alguns aparelhos disponíveis no mercado, como o Samsung Galaxy S23, possuem esse chipset. Porém a Qualcomm não informou se os aparelhos já lançados com esse chipset terão suporte ao iSIM ou se essa possibilidade será implementada apenas nos futuros.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: