A União Europeia irá proibir a venda de iPhones caso a Apple utilize entrada USB-C com limitações ou bloqueios. Quem deu o recado foi Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno.
A Apple pretende adotar o padrão USB-C a partir do iPhone 15, porém a marca estuda maneiras de ganhar com essa mudança. Uma dessas maneiras é criar a certificação Made for iPhone (MFi). Com essa certificação, os aparelhos só teriam as baterias recarregadas em velocidade máxima, além da transferência de dados, com acessórios certificados pela Apple. Assim, a fabricante ainda teria controle sobre os usuários que desejam desempenho máximo dos aparelhos, pois utilizar acessórios de outras marcas traria muitas reduções.
Segundo o informativo Die Zelt, Breton teria enviado uma carta para a Apple Park com informações sobre as consequências de não cumprir os regulamentos da UE. O comissário teria escrito que “dispositivos que não atendem aos requisitos do carregador único não receberão aprovação para venda no mercado da UE”.
No final de 2022 a UE aprovou uma lei para estipular, a partir de 2024, que todos os dispositivos móveis devem utilizar USB-C para recarga. Essa lei tem objetivo de diminuir a quantidade de lixo eletrônico, pois com isso os usuários podem reaproveitar cabos e carregadores para vários aparelhos.
Os Estados da UE devem adaptar suas leis para o conectar único até 28 de dezembro de 2023, porém a proibição da venda de aparelhos móveis que não os usem valerá a partir de 28 de dezembro de 2024. Com isso a Apple ainda pode vender aparelhos com a entrada Lightning, que inclusive é a utilizada nos modelos mais atuais da marca, que são da série iPhone 14.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: