Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ciência » Notícias sobre exploração espacial e viagem espacial » Após 6 meses no espaço, astronautas da SpaceX Crew-6 chegam à Terra

Após 6 meses no espaço, astronautas da SpaceX Crew-6 chegam à Terra

Quatro astronautas chegaram à Terra após o período de 6 meses na Estação Espacial Internacional (ISS), pela missão Crew-6, da SpaceX.

SpaceX Crew Dragon pousa no Oceano Atlântico pela missão Crew-6
Crew Dragon Endeavour pousou segunda-feira (04/09) no Oceano Atlântico com os quatro tripulantes da missão Crew-6. Imagem: NASA TV

Eles são: comandante Stephen Bowen e o piloto Warren “Woody” Hoburg da NASA; o sultão AlNeyadi dos Emirados Árabes Unidos e o cosmonauta russo Andrey Fedyavev da Roscosmos. De todos, apenas Stephen Bowen já havia realizado um voo espacial antes. A espaçonave Crew Dragon Endeavour pousou com esses tripulantes na segunda-feira, após 186 dias, às 13:17h (horário de Brasília) no Oceano Atlântico, mais especificamente na costa de Jacksonville, Flórida, Estados Unidos.

tripulantes da missão Crew-6 na ISS
No sentido horário, a partir de baixo, estão o astronauta da NASA Stephen Bowen; 
O astronauta dos Emirados Árabes Unidos, Sultan AlNeyadi; 
O astronauta da NASA Woody Hoburg; 
e o cosmonauta russo Andrey Fedyaev, da Roscosmos. Imagem: NASA

Antes de partir da ISS em 31 de agosto, Bowen se despediu dizendo que “Quando chegamos aqui há seis meses, foi uma experiência nova para todos nós” , “Eu estive no espaço, mas nunca estive em uma missão de longa duração. Esta foi uma experiência absolutamente incrível e uma grande oportunidade de observar meus incríveis companheiros de tripulação enquanto eles avançavam.”.

A missão Crew-6 foi lançada dia 2 de março e seus ocupantes trabalharam como engenheiros de voo das Expedições 68 e 69 na ISS. A chegada dos tripulantes de volta à Terra era primeiramente programada para acontecer no domingo (03/09), porém as más condições climáticas mudaram os planos.

Com isso, eles partiram da estação espacial no domingo, onde o Dragon Endeavour teve desencaixe autônomo por volta das 8:05h da manhã. A conclusão da missão Crew-6 para AlNeyadi marca não só seu primeiro voo espacial, mas também a primeira expedição de longa duração de um árabe e de um emirado. Além disso, ele é o segundo astronauta dos Emirados Árabes Unidos a realizar um voo espacial, sendo Hazza AlMansoori o primeiro nesse feito, em missão de uma semana na ISS, em 2019. Já o primeiro árabe a viajar ao espaço é o príncipe sultão Al Saud, da Arábia Saudita, lançado no ônibus espacial da NASA, em 1985.

A NASA viu com bons olhos a conclusão dessa missão e diz que ela contribuiu para centenas de experimentos científicos e aprimoramento de tecnologia. Entre todas as funções, a tripulação ajudou na instalação de novos Roll-Out Solar Arrays (iROSA) na ISS, que são dispositivos responsáveis por captar energia solar para naves espaciais e equipamentos, sendo desenvolvidos pela Redwire. Após a instalação de todos, é planejado o ganho de 30% na potência em operações e experimentos científicos no laboratório da estação.

Vídeo com a chegada da missão Crew-6 à Terra:

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *