Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ciência » Notícias sobre exploração espacial e viagem espacial » Astronautas retornam à Terra após mais de 1 ano no espaço

Astronautas retornam à Terra após mais de 1 ano no espaço

Dois astronautas russos, que são Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, juntos do estadunidense Frank Rubio, retornaram para a Terra após 371 dias em órbita. Eles pousaram na estepe do Cazaquistão nesta quarta-feira (27/09), após mais de um ano na Estação Espacial Internacional (ISS).

Astronautas chegam na Terra após mais de 1 ano no espaço
Astronautas logo após retornarem à Terra. Da esquerda para a direita está Frank Rubio, Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin. Imagem: Dmitri Lovetsky

O retorno do grupo aconteceu seis meses após o programado, isso porque a sua espaçonave original, a Soyuz MS-22 da Roscosmos, teve vazamento por impacto de lixo espacial e precisou que outra, a Soyuz MS-23, fosse enviada até a ISS para buscá-los.

Com essa longa viagem espacial, dia 11 de setembro Rubio quebrou o recorde anterior de astronauta dos EUA com mais dias consecutivos no espaço. O recorde anterior é de Mark Vande Hei, que ficou 355 dias seguidos em órbita. Além disso, Rubio também foi o primeiro estadunidense à passar mais de 1 ano completo no espaço.

Mesmo com esse longo período consecutivo no espaço, os astronautas ficaram longe de bater o recorde mundial, que é do russo Valeri Polyakov. Ele passou 437 dias e 18 horas consecutivos no espaço por uma missão na Estação Espacial Mir, que aconteceu entre janeiro de 1994 e março de 1995. Polyakov faleceu em setembro de 2022, aos 80 anos de idade.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *