Você está em:
Início » Tecnologia » Ciência » Notícias sobre exploração espacial e viagem espacial » James Webb observa exoplaneta gigante que tem 2 sóis e clima extremo

James Webb observa exoplaneta gigante que tem 2 sóis e clima extremo

O telescópio James Webb continua na sua saga de exploração do universo e faz mais uma grande observação. Recentemente o Webb descobriu o exoplaneta VHS 1256 b, o qual possui clima turbulento e com nuvens de silicatos (similares à areia).

ilustração VHS 1256 b
Ilustração artística do VHS 1256 b com base nas informações passadas pelo telescópio James Webb. Imagem: NASA, ESA, CSA, Joseph Olmsted (STScI)

Essa descoberta aconteceu pois o telescópio é capaz de coletar múltiplos espectros dos objetos espaciais. Com isso é possível que as suas formações e matéria sejam conferidas em detalhes pelos pesquisadores.

O VHS 1256 b está em distância aproximada de 40 anos-luz da Terra e não tem muitas semelhanças com ela. Pra começar, ele orbita dois sóis e leva cerca de 10 mil anos para completar o que seria a translação da Terra (revolução), o que é feito em 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Além disso, esse gigante tem aproximadamente 19 vezes a massa de Júpiter. Talvez você não saiba, mas Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem 318 a massa da Terra.

“O VHS 1256 b está cerca de quatro vezes mais longe de suas estrelas do que Plutão está do nosso sol, o que o torna um grande alvo para o Webb” , “Isso significa que a luz do planeta não está misturada com a luz de suas estrelas”, disse em comunicado Brittany Miles, astrofísica da Universidade do Arizona e principal autora do estudo em andamento.

Foi possível observar além das nuvens de silicatos pelos espectros captados. Chove periodicamente nesse planeta gigante e sua atmosfera gira em torno de 815 graus Celsius, tornando-o uma verdadeira churrasqueira em brasas.

“Os grãos de silicato mais finos em sua atmosfera podem ser mais como minúsculas partículas na fumaça” , “Os grãos maiores podem ser mais como partículas de areia muito quentes e muito pequenas.”, explicou no comunicado a astrofísica e membro da equipe de pesquisa, Beth Biller, da Universidade de Edimburgo.

Não temos nuvens parecidos com as do VHS 1256 b na Terra, mas podemos imaginar como se tivéssemos nuvens densas de areia sobre nossas cabeças. Os silicatos, assim como a areia, tem o calor específico menor que a água, com isso eles esquentam com muita facilidade e alcançam temperaturas extremas.

Se gostou, compartilhe: