Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ciência » Onda de calor extrema atinge o Brasil e pode bater recordes

Onda de calor extrema atinge o Brasil e pode bater recordes

Uma onda de calor extrema atinge o Brasil e pode bater recordes de temperatura de setembro e até mesmo de forma absoluta em várias regiões do país.

onda de calor extremo Brasil

As temperaturas em alguns estados podem se aproximar ou até ultrapassar os 40º, sendo os potencialmente mais afetados: Mato Grosso; Goiás; Distrito Federal; Tocantins; Mato Grosso do Sul; São Paulo; Paraná; Rio de Janeiro; Minas Gerais; Rondônia; Amazonas; Pará; Bahia; Piauí e Maranhão. O calor intenso nos próximos dias poderá ultrapassar até mesmo os 45º em algumas cidades. Outros estados do sul, além do já citado Paraná, certamente sentirão a alta na temperatura, além de pancadas de chuva.

As temperaturas em 2023 já batem recordes mensais de alta em vários países, como o Brasil. Além de nós, Estados Unidos, nações da Europa e da Ásia registram temperaturas mais altas da modernidade. A principal causa para isso, segundo especialistas, são as mudanças climáticas. O The Washington Post, com informações da ONG CarbonPlan, informou que mais de 5 bilhões dos 8 bilhões de pessoas na Terra sentirão ondas extremas de calor nos próximos 30 anos.

Com essas mudanças, não só o calor será experimentado pelas pessoas, mas também a maior ocorrência ou maior destruição causada por furacões, ciclones e tempestades.

“O número total de ciclones tropicais por ano não mudou globalmente, mas as alterações climáticas aumentaram a ocorrência das tempestades mais intensas e destrutivas”, informa a World Weather Attribution (WWA), grupo de cientistas climáticos.

Onda de calor pode causar temperatura recorde do Brasil

Na segunda metade dessa semana, a partir de quarta-feira (20/09), a massa de ar será reforçada com temperaturas mais elevadas do que as já comumente altas de setembro e recorde pode ser batido. A maior temperatura já registrada no Brasil foi de 44,8º, em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, que superou por pouco o recorde anterior de 44,7º, de Bom Jesus, Piuaí, em 2005.

Segundo a Metsul, empresa de meteorologia brasileira, a onda de calor extrema dos próximos dias causará risco à vida. A temperatura de São Paulo pode chegar em até 38º e de Cuiabá em até 45º. “Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades”.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *