Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Notícias sobre Fintechs e finanças » Elizabeth Holmes é condenada a 11 anos de prisão por fraude na Theranos

Elizabeth Holmes é condenada a 11 anos de prisão por fraude na Theranos

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos, é condenada a 11 anos de prisão por fraude a investidores. A condenação aconteceu na sexta-feira, dia 18 de novembro, por 4 acusações em que foi considerada culpada em janeiro 2022. A Theranos foi uma startup no ramo de saúde e tecnologia que ganhou muita repercussão por meio de testes de sangue que seriam revolucionários. A startup chegou a valer US$ 10 bilhões antes de ser desmascarada.

Elizabeth Holmes CEO Theranos
Elizabeth Holmes, CEO e fundadora da Theranos

A startup foi iniciada em 2003, quando Holmes tinha apenas 19 anos. O que a fez ter o tamanho sucesso, foi a promessa recente de que com apenas 1 gota de sangue seria possível realizar centenas de exames. Para isso, seria usada um pequeno aparelho com nome de Edison, que foi criado pela startup. Após investigação e pesquisas que começaram em 2015 por cientistas externos a Theranos, foi constatado que os resultados obtidos pela startup eram alterados e que tudo foi uma farsa.

Holmes sofreu 11 acusações de fraude e foi considerada culpada de 4 delas. O juiz atribuído a sentença foi Edward Davila, que decidiu em desfavor de Elizabeth Holmes em um tribunal distrital federal de San Jose, Califórnia, tendo como resultado 135 meses de prisão, sem aplicação de multa.

Antes que a sentença fosse dada, sob lágrimas, Holmes assumiu responsabilidade pela Startup, disse que a amou e foi o maior trabalho de sua vida. A sentença imposta a Holmes poderia chegar até 80 anos, conforme decisão do juiz. Porém mesmo após a imposição dos 11 anos, os advogado de Holmes pediram clemência ao juiz e foi solicitado que ela tenha no máximo 18 meses de prisão, com inclusão de prisão domiciliar e prestação de serviços comunitários. Como argumento, os advogados informaram que ela é mãe de primeira viagem.

Holmes foi mãe enquanto o julgamento corria em 2021 e está novamente grávida. Nenhuma resposta sobre se esses fatos irão influenciar na sentença e quando ela irá começar a cumpri-la foram dadas. De acordo com o The Wall Street Journal, Holmes recebeu muito apoio de familiares, ex-funcionários e fãs, tendo o juiz Edward Davila recebido mais de 130 cartas com pedidos para que o julgamento fosse leve com ela.

Ela é descrita como uma pessoa solidária pelos mais próximos e admiradores, coisa que vai totalmente de encontro aos promotores federais, que a descrevem como uma pessoa traiçoeira e que não mediria esforços para alcançar seus objetivos, mesmo que seus clientes pudessem ser prejudicados.

O juiz Davila justificou a sentença afirmando que o fato de Holmes não aceitar sua responsabilidade pelos crimes a prejudicou.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *