Você já ouviu falar em smart ring? Atualmente vivemos rodeados de dispositivos inteligentes, como TVs, celulares, relógios, secretárias eletrônicas e muitos outros. A Samsung quer mais, isso porque ela registrou uma patente de anel inteligente no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.
Eles são dispositivos que tem várias funções, como eletrocardiograma e interação com eletrônicos domésticos inteligentes. Os dispositivos de uso pessoal que interagem com outros dispositivos e que avaliam a condição de saúde do usuário ganharam muita popularidade, visto o sucesso dos smartwatches nos últimos tempos.
Já existe smart ring no mercado?
Os anéis inteligentes, caso se popularizem, podem cumprir bem esse papel, com as vantagens de serem discretos, os dedos serem ótimos para medição de frequência cardíaca e é uma opção de dispositivo smart para quem não costuma usar relógios. A Samsung é a primeira gigante dos smartphones que está a alçar voo nesse dispositivo, embora ele já exista. Muitos no Brasil desconhecem, mas a Oura Ring é uma marca finlandesa de smart ring que está há alguns anos no mercado e é a empresa mais popular nesse setor atualmente.
As maiores dificuldades impostas pelo formato e tamanho de anéis para se tornarem inteligentes é adicionar uma bateria com boa capacidade energética e hardware de bom desempenho de processamento em um pequeno espaço curvo. O modelo mais popular da Oura é o Oura Ring Gen 3, que tem autonomia de 7 dias de uso contínuo. A bateria é recarregada com carregamento rápido em 20 até 80 minutos, segundo a empresa.
Os recursos populares desse smart ring são:
- Monitoramento do sono: inclui detecção de oxigênio no sangue, detecção automática de soneca, tempo de sono, estágios do sono e mais funções.
- Prontidão: são relatórios sobre a condição física atual. São levados em conta a qualidade do sono diário e recuperação do corpo em atividades físicas para ajusta automático de metas diárias de exercícios físicos e horas dormidas.
- Atividade: Aqui entra contagem de passos, calorias queimadas, frequência cardíaca, volume de treino, resposta do corpo no pós-treino e mais. O Oura Ring Gen 3 orienta o usuário quanto a intensidade das atividades físicas com base na qualidade física do dia. Em dias que for constatado cansaço, onde a recuperação corporal não está completa, será indicado menos intensidade nos treinos.
Esse smart ring sincroniza com Android e iOS e os idiomas disponíveis são inglês, finlandês, alemão, francês, japonês e espanhol.
Não sabemos ainda se a Samsung está próxima de lançar seu primeiro Galaxy Ring, porém ao registrar a patente, mostra que ela quer sair na frente da maioria dos principais concorrentes.
Como quase tudo, ficam algumas questões sobre smart rings
Você já conhecia os smart rings? Como todo novo dispositivo com chance de se popularizar, ficam algumas perguntas, e nesse caso, separei algumas: Agora que já sabe o que é um smart ring e quais suas funções, qual sua análise sobre eles?
Essa análise abrangente de nossa saúde corporal, até com relatórios avançados sobre a condição diária de cansaço e recuperação de atividades físicas seria uma coisa boa ou seria um controle muito invasivo sobre nossas escolhas?
Essas repostas podem ser muito diferentes entre pessoas que adoram dispositivos para auxiliar nas atividades diárias e monitoramento das condições corporais e pessoas que costumam ter hábitos minimalistas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: