Após grande período de divulgação e demonstração, a Humane lançou o AI Pin na quinta-feira (09), dispositivo que usa inteligência artificial (IA) da OpenAI para interagir com o usuário.
Ele é fixado magneticamente na roupa e atende comandos de voz e gestos, contando com microfone; alto-falante; câmera para fotos, vídeos e leitura, além de projetor integrado. O trabalho pesado é feito por um processador Qualcomm Snapdragon (não foi informado qual). Quanto a conectividade, ele tem suporte para telefonia; GPS; Wi-Fi e Bluetooth.
Este não é um dispositivo espião, pois não fica o tempo todo ativo. Para usar suas funções, é necessário que o usuário toque em seu touchpad. Quando ativo, uma luz de sinalização pisca para que todos que estejam próximos saibam que o aparelho está coletando dados.
O AI Pin conecta-se à IA pelo software batizado de AI Mic pela Humane. Segundo a empresa, um dos principais recursos do dispositivo é acessar o ChatGPT, em parceria com a OpenAI e Microsoft. O sistema operacional do AI Pin tem nome de Cosmos, que é baseado no Android e é capaz de direcionar as solicitações do usuário para as ferramentas certas automaticamente.
AI Pin é um concorrente aos smartphones. Conheça seus diferenciais
A Humane tenta atrair usuários dos smartphones. Apesar de ser um dispositivo inteligente que fica boa parte do dia com a pessoa, como os celulares, ele tem muitas diferenças. Primeiramente o AI Pin não tem tela e nem interface visivel. Sua utilização é feita por meio da fala, toques simples ou gestos. Ele também não necessita de muitos comandos e nem configurações abrangentes para realizar suas funções.
Segundo a Humane, seus principais recursos no lançamento são relacionados com mensagens e chamadas de voz. Além disso ele é capaz de resumir e-mails da caixa de entrada; realizar traduções em tempo real e dar informações nutricionais sobre alimentos apontados na câmera.
Vários de seus recursos foram demonstrados na conferência TED 2023, que aconteceu em abril, além de outras apresentações recorrentes.
Os próximos recursos devem transformar o AI Pin também em um mecanismo de busca, como informado pelo Wired. A empresa trabalha para implementar mais recursos de navegação na internet e compras. Além disso, foi informado que em breve será liberado a criação de ferramentas aos desenvolvedores.
Caso seja popular, o AI Pin abrirá as portas para uma nova categoria
O futuro do AI Pin ainda não é claro, mas tem muito potencial. Essa é a primeira versão comercial do dispositivo, e apesar de já possuir muitas funções, ela será implementado com o passar do tempo. A empresa se mostra esforçada em lançar novas funções já para esse modelo recém-lançado, a maioria baseada em IA generativa.
O surgimento de hardwares mais potentes e o rápido avanço da IA certamente serão combustíveis para a criação de novos modelos pela Humane, e até mesmo por outras empresas presentes no ramo de dispositivos móveis.
Preço e disponibilidade
O AI Pin estará à venda no site da Humane a partir do dia 16 de novembro por $ 699 (R$ 3.430,90 em conversão direta dia 10/11) nas cores preto, preto com moldura metálica e branco nos Estados Unidos. Além do preço de compra, uma mensalidade de $ 24 (R$ 117,80) é cobrada para mensagens de texto, chamadas e dados ilimitados pela T-Mobile. Ainda não há informações sobre a disponibilidade em outros mercados.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: