A Valve explicou porque não tem aceitado diversos jogos baseados em inteligência artificial em sua plataforma de jogos para PC, a Steam. A empresa tem um criterioso processo de revisão dos títulos antes de simplesmente publicá-los, onde as regras não são tão claras aos criadores. Quando o assunto é a IA, que está em ascensão e ainda é uma tecnologia popular nova, as dúvidas são ainda maiores.
![Steam logo](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Steam-logo.jpg)
Sobre isso, um subreddit publicou que a Valve “não está mais disposta a publicar jogos com conteúdo gerado por IA”. Ele tentou enviar um jogo para a Steam com criações óbvias de inteligência artificial, tendo negativa da Valve em publicá-lo com a seguinte resposta: “Como a propriedade legal dessa arte gerada por IA não é clara, não podemos enviar seu jogo enquanto ele contiver esses ativos gerados por IA, a menos que você possa confirmar afirmativamente que possui os direitos de todo o IP usado no conjunto de dados que treinou. a IA para criar os ativos em seu jogo”.
Após mais de uma semana, o criador recebeu mais uma resposta da empresa: “analisamos [nome do jogo aqui] e dedicamos nosso tempo para entender melhor a tecnologia de IA usada para criá-lo. Novamente, embora nos esforcemos para enviar a maioria dos títulos enviados a nós, não podemos enviar jogos para os quais o desenvolvedor não possui todos os direitos necessários. No momento, estamos nos recusando a distribuir seu jogo, pois não está claro se a tecnologia de IA subjacente usada para criar os ativos tem direitos suficientes sobre os dados de treinamento.”.
A maioria das plataformas alimentadas por IA, principalmente as de uso geral, utilizam dados de terceiros postados na internet para treinarem suas ferramentas de criação. O problema é que essas plataformas não podem reivindicar os direitos legais sobre esses dados. Assim, a Valve não se sente segura em publicar jogos com essa tecnologia, segundo suas respostas.
O uso de IA na criação de jogos não é recente, onde mesmo produtoras grandes já a utilizam há muitos anos. O fato é que essas grandes produtoras utilizam a IA para por exemplo aperfeiçoar cenários ou movimentos de personagens, mas com ferramentas que usam dados que tenham direito.
Já a IA generativa, que se tornou tão popular desde o ano passado, utiliza dados captados na internet e tem inúmeros autores, com isso é quase impossível requisitar seus direitos.
A Valve explicou para a Eurogamer sobre sua cautela em aceitar jogos criados por IA:
“Sabemos que é uma tecnologia em constante evolução e nosso objetivo não é desencorajar o uso dela no Steam; em vez disso, estamos trabalhando em como integrá-lo às nossas políticas de revisão já existentes. Dito claramente, nosso processo de revisão é um reflexo das leis e políticas de direitos autorais atuais, não uma camada adicional de nossa opinião. À medida que essas leis e políticas evoluem com o tempo, nosso processo também evoluirá.”.
![erick 10 22](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/10/erick-10-22.jpg)
Minha paixão por gadgets começou em 1999 com um icônico Nokia 6160, presente de meu irmão. Meu primeiro PC, que chegou em 2001, foi um grande passo para a minha vida digital, navegando desde o Windows 98. Porém, após ter o primeiro notebook em 2006, não consegui largar mão da portabilidade.
Em 2010, comecei a criar sites responsivos, com apreço pelo CSS, o que aumentou minha compreensão da tecnologia. Hoje, como autor do TeorTech, utilizo minha experiência para fornecer análises detalhadas e recomendações sobre os mais recentes dispositivos tecnológicos.
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