Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Internet » Cabo submarino para internet do Google chegará logo ao Brasil

Cabo submarino para internet do Google chegará logo ao Brasil

O cabo submarino para internet do Google, o Firmina, chegará logo ao Brasil, com chances de acontecer ainda em 2023. Ele liga os Estados Unidos com a América do Sul e já chegou ao Uruguai no final de junho.

Logos Google
Imagem: Google

A origem do Firmina é na costa leste dos Estados Unidos, passa pelo Caribe, e dois ramais em fase final de construção irão para Las Toninas, na Argentina, e Praia Grande, litoral de São Paulo. Esse cabo submarino será o maior com envio de internet, tendo só uma fonte de energia em uma das pontas.

Ele é feito com 12 pares de fibra ótica e se juntará a outros cabos já em funcionamento e que ligam o Brasil a outros países. A fabricação do Firmina é por responsabilidade da empresa SubCom. O Google possui mais outros dois cabos submarinos no Brasil, responsáveis por amplificar o sinal de internet em 50%, que são o Tannat e o Monet. O primeiro interliga o Brasil, Uruguai e Argentina. O segundo tem papel similar ao Firmina, que nos conecta aos Estados Unidos.

Cabo submarino Firmina
Rota do cabo submarino Firmina

A chegada dessa ligação é importante para a manutenção da internet do país, pois em 2022 cerca de 98% do tráfego de internet mundial aconteceu via cabos submarinos. De imediato, ele deve diminuir o preço do trânsito IP em 17% e aumentar em mais de 35% a banda de usuário até 2027 e seu uso será concedido a outras empresas.

Uma curiosidade interessante aos brasileiros está ligada ao nome desse cabo submarino. Seu nome é homenagem à maranhense Firmina dos Reis, que foi a primeira romancista negra do Brasil. O maior sucesso dela é Úrsula, publicado em 1859, sendo o primeiro romance abolicionista do país.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *