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Irlanda multa Meta em US$ 400 milhões por publicidade direcionada via dados de usuários

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC – Data Potection Commission) multou a empresa Meta pela forma que lida com os dados de usuários.

Meta leva multa por dados GDPR
Meta sofre com ações desde 2018 por como lida com dados de usuários para anúncios personalizados.

Foi anunciado hoje, 4 de janeiro, que a Meta deve pagar € 210 milhões, que dá em torno de US$ 222 milhões por ter violado regras de privacidade da UE no Facebook e mais € 180 milhões, que dá em torno de US$ 191 milhões, por violações no Instagram.

Essas multas são para casos de 2018, quando a Meta ainda chamava Facebook. Na época, as redes sociais Facebook e Instagram exigiram que os usuários concordassem com termos de serviço que agregavam utilização de dados de usuários, o que vai contra o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR – General Data Protection Regulation / Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), com início do vigor no próprio ano de 2018.

As reclamações informaram que essa medida da Meta forçou os usuários a concordarem com publicidade direcionada e citaram o GDPR.

O DPC decidiu que as exigências da Meta não eram claras, e com consulta do Conselho Europeu de Proteção de Dados, informou que a Meta não poderia utilizar seu contrato como defesa total das práticas comerciais em questão.

O Conselho Europeu de Proteção de Dados também orientou os órgãos reguladores a elevarem as multas. Além das multas, a Meta tem o prazo de 3 meses para reorganizar suas práticas comerciais que utilizam dados de usuários para conformidade com o GDPR.

A Meta informou em uma postagem em seu blog que não concorda com as decisões do DPC e que pretende recorrer. A empresa afirmou também quea decisão não significa que teria que parar as publicidades direcionadas.

“Essas decisões não impedem a publicidade personalizada em nossa plataforma. As decisões referem-se apenas a qual base legal a Meta usa ao oferecer determinada publicidade” – “Estamos avaliando uma variedade de opções que nos permitirão continuar oferecendo um serviço totalmente personalizado aos nossos usuários.”.

Essas multas são somadas a outras, inclusive do próprio DPC. Em novembro de 2022 foi determinado que a Meta deveria pagar US$ 276 milhões por vazamento de dados que ocorreu em 2021. Em setembro, o órgão aplicou multa de US$ 402 milhões pela forma que a empresa utilizou dados de adolescentes no Instagram, e em março foi aplicada multa de US$ 18 milhões por desconformidades também do GDPR.

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