Pular para o conteúdo

Detalhes do Afeela, EV da Sony + Honda com produção em 2026

Compartilhe:

A Sony trabalha atualmente em um projeto automotivo com nome de Afeela. Ele é um carro elétrico que possui sistema avançado e será feito em parceria com a Honda.

Sony - Honda Afeela
Afeela, veículo elétrico da Sony em parceria com a Honda tem produção prevista para 2026.

Como a Apple, que é uma empresa focada em produtos eletrônicos que adentrou no ramo automotivo com o Apple Car, a Sony é mais uma surpresa no ramo. O que mais chama a atenção entre as duas empresas é que o Afeela, da Sony, parece mais próximo da realidade.

A produção do veículo elétrico da Sony + Honda é prevista para ser iniciada em 2026 nas fábricas da Honda situadas nos Estados Unidos. Essa união se deu pela vasta experiência da Honda com automóveis e da Sony com eletrônicos e softwares multimídia, inclusive muitos direcionados aos veículos.

A parceria entre as gigantes foi batizada como Sony Honda Mobility, e segundo seus responsáveis, o primeiro carro elétrico dessa união estará pronto para uso, não sendo apenas um teste no escuro. Ao analisarmos as manifestações dos executivos da parceria, como as de Izumi Kawanishi, que é COO (Chief Operating Officer / Diretor de Operações) da Sony Honda Mobility, temos a impressão de que o projeto do Afeela está bem avançado e certamente estará pronto em 2026.

“Se vendermos o próprio veículo, temos que suportá-lo por 10 anos, um tempo muito longo para fornecer nossos serviços”. “Basicamente, é um negócio de longo prazo.”, disse Kawanishi ao The Verge.

Segundo Kawanishi, a Sony decidiu entrar no ramo automotivo para revolucionar como o tratam atualmente. Ele diz que o importante é o software e não o hardware. Isso faz sentido quando pensamos na longa vida prevista para o Afeela. Para isso acontecer, realmente é necessário um sistema versátil, com muitas possibilidades de atualizações drásticas para que as melhorias acompanhem o mercado.

A Sony já trabalha em projetos automotivos há algum tempo

A Sony já trabalha há algum tempo nos projetos de carros elétricos. O primeiro modelo com nome de Vision-S foi apresentado em 2020, ainda sem parceria com a Honda. Ele tem vários sensores espalhados ao seu redor, com foco na segurança, como por exemplo auxiliar nas frenagens e direção autônoma.

Vision-S - protótipo de carro da Sony
Vision-S – protótipo da Sony de 2020 com foco em sensores ao redor de todo o veículo para segurança.

Outro projeto ainda sem a presença da Honda, o Vision-S 02, dessa vez um SUV de sete lugares, foi apresentado em 2022. Como o Vision-S, ele possui sensores espalhados por toda sua estrutura para auxílio na condução.

Sony Vision-s 02 SUV
Protótipo Sony Vision-s 02. SUV autônomo de sete lugares e que segundo a Sony, com possibilidade de produção no futuro.

Afeela, o atual modelo e projeto comercial da Sony, é um sedã com telas espalhadas em seu interior, com 45 sensores e câmeras para assistência de direção autônoma. O foco da Sony é os carros elétricos de luxo, visto que o Afeela tem funcionalidades avançadas, como realidade aumentada que podem ser executadas durante a condução.

Sony Afeela perfil traseiro
Afeela possui visual sedã esportivo que chama a atenção.

A proposta inovadora do Afeela de ser um veículo duradouro por conta do sistema que se adapta durante os anos tem grande chance de dar certo. Teremos que aguardar os dados como a autonomia, preço de compra e manutenção para avaliar com certeza.

Quanto ao preço de compra, é provável que ele não seja tão elevado por ser um carro que terá um sistema versátil e com várias atualizações. Muitos carros de luxo atualmente possuem sistemas com mensalidades e também adicionais que podem ser adquiridos por pagamento após a compra do veículo.

Essa é uma tendência que deve se popularizar para abaixar o valor dos carros. Afeela tem tudo para ter essa característica, que é a redução do preço de compra, porém, com cobrança periódica de adicionais que podem ser ativados via sistema para compensar o lucro das fabricantes.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *