Pular para o conteúdo

Fim do ícone: Adeus Lamborghini Aventador e seu motor V-12 puro

Compartilhe:

último exemplar Lamborghini Avenue

A fabricante Lamborghini, responsável pelo icônico superesportivo Aventador, informou que encerrou sua produção. Junto a isso, ela encerra também a produção do brutal motor V-12 que o acompanha. O último exemplar produzido do carro, foi o Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, com cor azul claro, em tom escolhido pelo comprador, da Suíça.

A versão Ultimae apareceu em 2021, sendo informado que seria a última do Aventador. A produção foi limitada a 350 cupês e 250 roadsters. Esse número foi estendido em alguns exemplares, devido ao naufrágio do navio de carga Felicity Ace, que aconteceu em fevereiro de 2022.

O Aventador V-12 é considerado o modelo mais popular da Lamborghini até hoje. Lançado em 2011, foram oito versões no total, fora as de séries especiais. No total, foram vendidos 11.465 unidades pelo mundo. Esse número é maior do que a junção de todos os outros modelos com motor V-12 que vieram antes.

Em comunicado, Stephan Winkelmann, que é presidente e CEO da Lamborghini, disse que o Aventador foi um divisor de águas em seu lançamento e que foi o principal modelo da fabricante durante seus 11 anos de produção.

construção do último Lamborghini Aventador
Construção do último exemplar de Aventador Ultimae, em setembro de 2022.

Após o fim do Aventador, a fabricante informou que não irá produzir mais motores V-12 puros, sem eletrificação, o que torna a despedida do carro ainda mais especial. O superesportivo vinha de fábrica com o motor 6.5 V-12, que gera 769 cavalos de potência e 73,4 mkgf de torque máximo a 6.750 rpm, o maior entre todas as versões.

Todos os modelos fabricados pela Lamborghini terão eletrificação a partir de 2024, junto a isso, a montadora já tem projeto um veículo totalmente elétrico para a sua quarta linha de veículos.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *