A Kawasaki lançou a Ninja e-1, versão eletrificada que integra sua linha de motos esportivas mais conhecida, além de apresentar a primeira elétrica da linha Z (sem carenagem ou naked), a Z e-1. Apesar de continuarem com o porte imponente dos modelos tradicionais, os lançamentos não tem tanta potência.
![Kawasaki Ninja e-1 elétrica](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Kawasaki-Ninja-e-1-eletrica.jpg)
Elas possuem motor elétrico síncrono de imã permanente interno com 5 kW (~ 6,8 cv) e pico de 9 kW (~ 12 cv). Como comparação, a Kawasaki Ninja 300 2024, que é o modelo à combustão mais barato da linha carenada, tem 39 cv de potência. Além disso, os freios proporcionam regeneração de energia para as baterias e ambos os modelos não tem embreagem.
![Kawasaki Z e-1 elétrica](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Kawasaki-Z-e-1-eletrica.jpg)
As baterias da Ninja e-1 e da Z e-1 2024 são duplas e com 30 Ah, que podem ser recarregadas em tomadas comuns e acopladas nas motos ou removidas. Segundo a fabricante, uma recarga completa da bateria é feita em 3,7 horas com o carregador incluso, e como nas motos tradicionais, a iluminação dos faróis e instrumentos são feitos com uma bateria separada de 12V.
A autonomia estimada dos lançamentos é de 66 km por carga em modo padrão (Road) e sem o recurso e-Boost, que aumenta a potência temporariamente dos veículos. Os dois modelos possuem um modo de caminhada para facilitar estacionar, onde o visor fica vermelho para alertar ao condutor que o modo está ativado. Esse recurso faz com que as motos tenham a velocidade limitada para até 5 km/h em sentido normal e habilita também a função ré com velocidade de até 3 km/h, onde é necessário girar o acelerador no sentido contrário para transitar dessa forma.
A Ninja e-1 e a Z e-1 2024 possuem tela colorida de 4,3 polegadas com modo claro e escuro, conforme a configuração do usuário ou com alternância automática conforme a luz ambiente. Os modelos tem um porta objetos de cinco litros no lugar do que seria o tanque de combustível, e além disso, abaixo do assento há um pequeno espaço para armazenamento. Essa área também guarda o adaptador de recarga para ser usado quando ela é for feita diretamente com conexão na moto.
Lançamento e preço da Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1
Os modelos 2024 da Ninja e-1 e Z e-1 serão disponibilizados em vários mercados, mas por enquanto o lançamento acontece nos Estados Unidos. Por lá o preço inicial da Kawasaki Ninja e-1 é de US$ 7.599 (R$ 39.260,23 em conversão direta em 05/10), enquanto o da Z e-1 é de US$ 7.299 (R$ 37.710,28). Com isso, certamente quando forem lançadas no Brasil, elas terão preço acima da Kawasaki Ninja 300 2024, que é à combustão e vendida no Brasil com preço aproximado de R$ 31.000.
Os pedidos das elétricas nos EUA podem ser feitos até dia 30 de novembro e as entregas estão programadas para serem feitas entre dezembro de 2023 e junho de 2024.
![erick 10 22](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/10/erick-10-22.jpg)
Minha paixão por gadgets começou em 1999 com um icônico Nokia 6160, presente de meu irmão. Meu primeiro PC, que chegou em 2001, foi um grande passo para a minha vida digital, navegando desde o Windows 98. Porém, após ter o primeiro notebook em 2006, não consegui largar mão da portabilidade.
Em 2010, comecei a criar sites responsivos, com apreço pelo CSS, o que aumentou minha compreensão da tecnologia. Hoje, como autor do TeorTech, utilizo minha experiência para fornecer análises detalhadas e recomendações sobre os mais recentes dispositivos tecnológicos.
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