![Moto elétrica](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/07/moto-eletrica.jpg)
As motos elétricas ganham muito espaço nas ruas do Brasil. Muitas delas tem visual parecido com as motos convencionais e outras com visual de scooter. A principal diferença dos modelos elétricos é a propulsão em relação à combustão das convencionais. As motos elétricas utilizam motores elétricos que geralmente ficam acoplados na traseira da moto e para funcionarem, dependem de baterias que podem ser recarregadas em casa mesmo.
As motos elétricas são uma tendência pelo fato de não poluírem o ar como as motos com motores à combustão e também pela constante alternância dos preços de combustíveis derivados do petróleo.
Por que as motos elétricas não poluem o ar e não fazem barulho?
As motos elétricas não utilizam motores à combustão, e é justamente o processo de funcionamento desses motores convencionais que emitem gases poluentes e emitem os tradicionais sons dos motores. Para funcionar, o motor elétrico consegue a energia de propulsão da eletricidade, que não necessita da queima de combustível geradora dos gases nocivo, como por exemplo o Monóxido de Carbono, Óxidos de Nitrogênio, Hidrocarbonetos e Dióxido de Carbono. Todos esses são nocivos à saúde humana, e o Dióxido de Carbono é o principal causador do efeito estufa.
Baterias de motos elétricas
A energia necessária para movimento das motos elétricas vem da bateria e não do abastecimento de combustíveis líquidos como o etanol e gasolina. As baterias das motos elétricas podem ser recarregadas em tomadas comuns residenciais. A forma de recarregá-las depende de cada modelo de moto ou scooter elétrica, mas o mais comum é conectar o carregador em uma entrada do veículo e no caso das baterias portáteis, pode até mesmo remover a bateria da moto, que não é grande, e recarregar direto na tomada.
As baterias mais comuns e modernas atualmente nas motos elétricas é feita de íons de lítio. Elas são mais compactas, leves, seguras e armazenam maior energia do que as convencionais baterias de chumbo. Antes utilizadas em aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, agora equipam a maioria das motos e scooters elétricas.
Preço para recarregar uma bateria de moto elétrica
O preço para recarregar as baterias das motos elétricas não chega perto do gasto no abastecimento de etanol ou gasolina. Para fazer esse cálculo preciso, é necessário você saber o valor do kWh de seu Estado. Em Goiás, o valor médio cobrada pela Enel é de R$ 0,57 por kWh. Supondo que você tenha uma moto com bateria de 3 kW, que lhe dá autonomia de 80 km rodados o cálculo é o seguinte:
0,57 (preço kWh) x 3 (potência em kW da bateria) = R$ 1,71
Isso mesmo, com 1 real e 71 centavos, a moto elétrica com bateria de 3kW está pronta para rodar 80 km. Dá em torno de 2 centavos por km em gasto com a energia elétrica, que substitui o combustível convencional.
Autonomia e recarga completa da bateria
A autonomia das motos elétricas atualmente varia entre 50 até 220 km com carga da bateria completa. Essa variação depende de várias fatores, como por exemplo a velocidade em que a moto elétrica é conduzida, peso do ocupante, se a via é plana ou com inclinação e etc. Essa autonomia é suficiente na maioria dos casos para utilização da moto na rotina, como por exemplo ir para local de estudo, trabalho, passeios e até mesmo para realizar entregas de aplicativo.
Já em relação à viagens médias à longas, as motos elétricas ainda não são o ideal. Isso porque a recarga completa da bateria, leva em média de 3 até 5 horas seguidas na tomada.
Manutenção das motos elétricas
Os motores elétricos tem muito menos partes móveis do que os motores convencionais. A ausência de cabeçote, pistões, biela, tampa de válvulas e etc, faz com que a manutenção seja bem mais simples e barata. Nessas motos não existe troca de óleo de motor, de filtro de óleo, de velas e outras peças que precisam ser recorrentemente avaliadas na manutenção.
Velocidade máxima da moto elétrica
Ciclomotores elétricos – tem potência de 351 Watts até 4 kW e chegam na velocidade máxima de 50km por hora. Nessa categoria se encaixam os veículos elétricos mais procurados atualmente no Brasil.
Scooters elétricas com velocidade acima de 50km/h – Esses veículos tem velocidade máxima maior que os ciclomotores e costumam chegar entre 60 e 80km/h, com potência média de 2 kW.
Motos elétricas de rua costumam partir de 1.5 kW de potência e chegar até 8 kW à depender do modelo. A velocidade máxima delas gira em torno de 120 km/h, porém já existem modelos comerciais que atingem mais de 300km/h. Quanto maior a velocidade média, mais carga da bateria será utilizada, com isso a autonomia da moto elétrica em sua velocidade máxima pode cair até pela metade em comparação de uso com velocidades entre 40 km/h e 70 km/h.
Preço das motos elétricas
O preço médio das motos elétricas é acima dos modelos com mesmas características e potência. Isso acontece devido à tecnologia utilizada nos motores elétricos ser nova e ainda estar em aperfeiçoamento.
O preço dos ciclomotores elétricos, que são aqueles com velocidade máxima de 50km/h, tem preços de 4.000 reais em modelos mais simples e com bateria menos potente, podendo chegar em 15.000 reais em modelos com mais detalhes estéticos ou bateria mais potente.
![Ciclomotor Ciclo City da Bull Motors](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/07/ciclomotor-eletrico-ciclocity-da-bull-motors.jpg)
![Scooter elétrico Shineray PT2](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/07/scooter-shineray-pt2.jpg)
O preço das scooters elétricas que atingem entre 60 ou 80km/h, parte de 11.000 reais e podem chegar até 30.000, à depender se o modelo tem mais equipamentos, visual mais arrojado e até espaço para bateria reserva.
![Shineray elétrica PT4 Pro](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/07/shineray-eletrica-PT4-PRO.jpg)
O preço das motos elétricas de rua disponíveis no Brasil, que são as com o visual mais próximo das motos convencionais, parte de 19.000 reais e pode chegar à até mais de 140.000 reais. Esse é um preço alto quando falamos de motos, porém são modelos com visual esportivo, acessórios de segurança mais requintados e com velocidade máxima acima de 130 km/h.
![Moto elétrica Voltz EVS](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/07/moto-eletrica-voltz-evs.jpg)
![erick 10 22](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/10/erick-10-22.jpg)
Minha paixão por gadgets começou em 1999 com um icônico Nokia 6160, presente de meu irmão. Meu primeiro PC, que chegou em 2001, foi um grande passo para a minha vida digital, navegando desde o Windows 98. Porém, após ter o primeiro notebook em 2006, não consegui largar mão da portabilidade.
Em 2010, comecei a criar sites responsivos, com apreço pelo CSS, o que aumentou minha compreensão da tecnologia. Hoje, como autor do TeorTech, utilizo minha experiência para fornecer análises detalhadas e recomendações sobre os mais recentes dispositivos tecnológicos.
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