A empresa aérea Azul informou que fez parceria com uma startup americana que desenvolve mecânica híbrida para aviões. De início, a tecnologia será implementada nos 27 modelos Cessna Grand Caravan da companhia.
![Cessna Grand Caravan Azul](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Cessna-Grand-Caravan-Azul.jpg)
A implantação de motores elétricos e híbridos está em alta em todos os setores. Os carros são os mais falados na mídia, porém para que o resultado ambiental esperado seja satisfatório, todos os setores devem aderir a esses tipos de motores. Mesmo que menos divulgado que os carros, a aviação também investe bastante nessas tecnologias, como é o caso da Azul e a utilização de motores híbridos em seus aviões.
Os modelos Cessna 208B Grand Caravan são as menores aeronaves da Azul e são utilizados no transporte de pessoas na ponte aérea Congonhas (SP) – Jacarepaguá (RJ). Ele suporta até 9 passageiros, tem capacidade de carga de 1.100 quilos e autonomia de 1.982 quilômetros.
A implementação de motores elétricos nas aeronaves será feita para trabalharem em conjunto com seus motores originais, que são do modelo Pratt & Whitney, que é a combustão. Com esse processo feito, os dois motores irão se alternar durante o trajeto, para que assim a eficiência de voo seja bem implementada.
Com a adição do novo motor, o modelo do avião híbrido será chamado de Eco Caravan e consumirá até 70% menos querosene. Segundo a Azul, com a adição do motor elétrico, o valor de cada passagem pode diminuir até 25%.
Pelo fato das baterias de veículos híbridos serem menores do que de veículos 100% elétricos, a capacidade de carga do Eco Caravan não será alterada com base no modelo que usa apenas combustão, o mesmo vale para a autonomia. Em casos onde não seja possível recarregar as baterias dos motores elétricos, os motores à combustão podem ser utilizados sozinhos normalmente.
Para poder voar, é necessário que a Azul solicite a homologação das aeronaves. O lado positivo é que por se tratar de uma conversão de aeronave, o procedimento não é tão burocrático e em breve o Eco Caravan já deve realizar voos normalmente.
![erick 10 22](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/10/erick-10-22.jpg)
Minha paixão por gadgets começou em 1999 com um icônico Nokia 6160, presente de meu irmão. Meu primeiro PC, que chegou em 2001, foi um grande passo para a minha vida digital, navegando desde o Windows 98. Porém, após ter o primeiro notebook em 2006, não consegui largar mão da portabilidade.
Em 2010, comecei a criar sites responsivos, com apreço pelo CSS, o que aumentou minha compreensão da tecnologia. Hoje, como autor do TeorTech, utilizo minha experiência para fornecer análises detalhadas e recomendações sobre os mais recentes dispositivos tecnológicos.
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