O SUV Hyundai Kona foi anunciando há três meses pela Caoa e de imediato as pré-vendas começaram. Finalmente o novo modelo chegou às concessionárias do Brasil e seus preços surpreenderam, indo de R$ 209.990 para R$ 169.990, já a versão a elétrica, o Kona EV, foi de R$ 289.990 para R$ 219.990.
Ou seja, a versão padrão, que é híbrida, tem valor R$ 40 mil menor que o previsto, já a versão elétrica, teve redução de R$ 70 mil. Com isso, o modelo híbrido é atualmente o modelo da categoria mais barato do Brasil, superando o Toyota Corolla Cross.
O Kona EV também bateu uma marca de preço, sendo o modelo elétrico do segmento mais barato. A Caoa informou que os valores menores são em “face ao cenário econômico e valorização do real perante o dólar”.
Concorrente do Kia Niro, Corolla Cross e VW T-Cross
Entre os principais concorrentes do Hyundai Kona, estão o Kia Niro, Corolla Cross, porém o que é similar a ele em tamanho é o SUV compacto VW T-Cross. Ambos tem o mesmo comprimento de 4,2 metros e entre-eixos de 2,6 metros.
Destaques do Hyundai Kona HEV (híbrido)
Essa versão tem rodas aro 16, bancos em couro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático digital, carregador para celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, multimídia de 10,25 polegadas com conexão no Android Auto e Apple CarPlay, piloto automático adaptativo, detector de ponto cego, assistente de saída e manutenção de faixa.
Com informações da Caoa, o Kona HEV (híbrido) tem consumo médio na cidade de 19,6 km/l e na estrada de 17,4 na cidade, o que lhe concedeu nota A no Inmetro. Com isso, ele é mais econômico que o Corolla híbrido flex, que tem consumo de 14,7 na cidade e de 17,8 km/l na estrada.
Essa versão tem motor elétrico com bateria de íons de lítio que gera 43,5 cv e 17,3 kgfm de torque, aliado de outro motor a gasolina, sendo 1.6 GDI de injeção direta e que gera 105 cv de potência e 15 kgfm de torque. Esse conjunto resulta em potência total de 141 cv de potência e 27 kgfm de torque, aliado com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Destaques do Hyundai Kona elétrico
O Kona EV tem rodas aro 17, parachoque com design exclusivo, motor elétrico frontal que gera 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. A sua autonomia é de 252 quilômetros com conjunto de baterias de 39,2 kWh.
Entre os itens de fábrica estão faróis full LEDs, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e alerta frontal de colisão.
No interior, a versão elétrica tem multimídia de 10,25 polegadas com conexão no Android Auto e Apple Car Play, bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, além de freio de estacionamento.
Minha paixão por gadgets começou em 1999 com um icônico Nokia 6160, presente de meu irmão. Meu primeiro PC, que chegou em 2001, foi um grande passo para a minha vida digital, navegando desde o Windows 98. Porém, após ter o primeiro notebook em 2006, não consegui largar mão da portabilidade.
Em 2010, comecei a criar sites responsivos, com apreço pelo CSS, o que aumentou minha compreensão da tecnologia. Hoje, como autor do TeorTech, utilizo minha experiência para fornecer análises detalhadas e recomendações sobre os mais recentes dispositivos tecnológicos.
Perfis pessoais nas redes sociais: