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Ronco do motor é preocupação comum sobre carros elétricos

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Muitas das vezes quando pensamos em carros, vem à cabeça o ronco dos motores à combustão interna. Isto acontece porque estamos familiarizados com estes modelos, devido às décadas de fabricação e consumo.

Alguns deles, como os esportivos tradicionais, inclusive tem seus roncos como características relacionadas à potência e performance pelos usuários e admiradores.

Os carros elétricos, apesar de serem tendência por conta da prometida menor agressão ao meio ambiente, não possuem ronco de motor por não ter a combustão interna em seus sistemas de propulsão. Com isso, a preocupação entre os especialistas vai além da expressão sonora, mas envolve também a segurança.

Para acompanhar o mercado, agradar os usuários e obter aprovação dos críticos especializados, algumas fabricantes já adicionaram som similar ao dos motores tradicionais nos elétricos, mas de forma artificial. Confira abaixo informações recentes sobre este ponto.

Sensação de desempenho tradicional nos elétricos

Como dito, a sensação de desempenho em carros está intrinsecamente relacionada ao ronco do motor. Por isso algumas montadoras já adicionaram som artificial que lembra motores potentes em alguns modelos esportivos.

Mustang Mach-E
Mustang Mach-E. Imagem: Ford

Como exemplo disso temos o Mustang Mach-E, um SUV muscle car elétrico de luxo. O modelo realmente tem a performance equivalente de um carro esportivo, e além disso, o ronco de motor tradicional foi adicionado de forma digital.

Para se ter noção, apesar do novo modelo elétrico ser maior e mais robusto que o Mustang 2023 tradicional à combustão, é mais veloz que ele. O elétrico tem potência equivalente a 465 cv, contra 483 cv do tradicional, porém faz o 0 à 100 em 3,7 segundos, contra 4,3 segundos.

O Mustang Mach-E desembarcou no Brasil em outubro deste ano pelo valor inicial de R$ 486 mil na versão GT Performance.

Outro modelo elétrico que mantém a potência dos tradicionais e também o belo ronco de motor, mas de forma digital, é o BMW i4. Ele é o primeiro Gran Coupé totalmente elétrico e tem potência equivalente de 544 cv, fazendo o 0 a 100 em 3,9 segundos, já o som artificial de seu motor foi projetado por Hans Zimmer, compositor das trilhas de Rei Leão e Interestelar.

BMW i4
BMW i4. Imagem: BMW

O modelo é vendido no Brasil a partir de R$ 419.940.

Segurança é um forte motivo para ronco de motor artificial nos carros elétricos

Apesar da maravilha que é ouvir um belo ronco de motor em um carro, a segurança é fator decisivo para a adoção de um som artificial similar aos elétricos. O som de motor auxilia as pessoas a se orientarem em meio ao trânsito, principalmente quando falamos dos pedestres. Isso acontece porque a percepção de um veículo próximo é facilitada com a presença desse som.

Por conta disso, em 2021 a União Europeia decretou que todas os carros elétricos vendidos em seus países deveriam reproduzir um som artificial para aumentar a segurança nas vias. Porém, como podemos perceber, algumas montadoras estão implementando roncos artificiais aos seus elétricos mesmo em outros mercados, como o Brasil.


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