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Startup de carros voadores do co-fundador do Google vai fechar

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Kittyhawk, startup de carros voadores de Larry Page, co-fundador do Google, noticiou que irá encerrar suas operações. No LinkedIn eles informaram “Ainda estamos trabalhando nos detalhes do que vem a seguir”.

A startup foi fundada em 2010 como Zee.Aero e teve apoio de Sebastian Thrun no desenvolvimento de carros voadores elétricos com pouso e decolagem vertical.. Ele tem experiência anterior no Google em projetos de carros autônomos e demais veículos inteligentes.

Em 2017 o primeiro projeto ambicioso foi apresentado, com um carro voador em funcionamento, onde na época, Thrun disse estar empenhado para que logo as pessoas pudessem utilizar esses veículos por meio de aplicativos de transporte. O projeto ainda não contava com uma boa estrutura para manter a segurança do condutor.

primeiro carro voador Kittyhawk
Primeiro protótipo de carro voador apresentado pela Kittyhawk

Isso só veio a acontecer com uma nova apresentação, dessa vez do veículo Flyer, um projeto de carro voador em 2018, onde podemos perceber uma grande evolução em sua estrutura.

Flyer: protótipo de carro voador
O protótipo Flyer apresentou boa evolução na estrutura

Em meio ao desenvolvimento do veículo, Thrun afirmou que os carros voadores poderiam estar disponíveis para voos no prazo médio de 5 anos. As coisas pareciam evoluir muito bem, pois em 2019, apenas um ano após apresentar o Flyer ao público, a Kittyhawk firmou uma parceria com a fabricante de aeronaves Boeing e que logo deu origem à Wisk Aero.

Os planos mudaram 2020, quando a startup informou que iria abandonar o projeto do Flyer e iniciar um novo com uma aeronave elétrica. Dessa vez o nome foi Heaviside, que de todos os projetos de carros voadores da Kittyhawk, é o que visualmente mais se assemelha com um avião convencional.

Evtol Heaviside, avançada aeronave elétrica em testes

Mesmo em pouco tempo, a Kittyhawk fez apresentações de projetos de carros voadores que surpreendeu o público e especialistas. Um porta voz da startup informou que mesmo com o encerramento das atividades, o combinado com a Boeing está de pé:

“A decisão de Kitty Hawk de encerrar as operações não muda o compromisso da Boeing com a Wisk. Estamos orgulhosos de ser membros fundadores da Wisk Aero e estamos entusiasmados em ver o trabalho que eles estão fazendo para impulsionar a inovação e a sustentabilidade no futuro das viagens aéreas elétricas. Não esperamos que o anúncio de Kitty Hawk afete as operações da Wisk ou outras atividades de forma alguma.”


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